Helen & Emmanuel na frente do Foodtruck

A NOSSA JORNADA CULINÁRIA

 A CRIATIVIDADE BRASILEIRA  "à la Française"

Fundada em 2015 por Helen Silva & Emmanuel Esnaut, a história da Le Blé D’or de fato começou bem antes.

O casal se encontrou em Londres em 2008 e logo aconteceu uma fusão entre o francês e a brasileira. Os dois já trabalhavam na gastronomia, Helen como chef de partida na “Brasserie Blanc” em Covent Garden e Emmanuel como gerente em restaurantes de alto padrão Londrino e com uma experiência de alguns anos na França tanto na cozinha que no salão.

Foi em 2010 que o Le Blé D’or nasceu, primeiramente como ideia, o que ampliou a motivação para os dois de se dedicar, aprender, criar ainda mais para um bem reciproco. Apos atender duas temporadas na França afim de se inspirar,  a ideia virou projeto em Novembro 2015 dando vida no Brasil com a inauguração do FoodTruck

Le Blé D’or, com um conceito de “French Street Food” comida de rua descontraída.

O grande diferencial no LBD de começar com o foodtruck foi de conhecer de perto os hábitos dos clientes, os gostos, quais impressões tem sobre a culinária francesa.

Como Emmanuel diz: “Isto é um real estudo de mercado, conhecer e entender de perto os clientes”

Dentro de uma kombi reformada em cozinha profissional o casal começou a deliciar paladares paulistanos, positivamente surpresos pelos sabores das receitas que dali saiam na charmosa kombosa que ficava iluminada durante a noite.

O cardápio sempre em rotatividade era composto de pratos como: galettes sarraceno (crepes salgados franceses sem glúten), gratinados, raclette, tartiflette, croque monsieur, steak au poivre, poulet á la moutarde, salade niçoise, tábuas de queijos artesanais entre outros.

De 2015 a 2020 o casal empreendedor fortaleceu sua presença atendendo vários eventos, montou um ponto tipo Box na Vila Tupiniquim, foodpark da zona sul de SP, abriu uma cafeteria em parceria com a Aliança Francesa em Santo André, ABC onde Emmanuel organizava conferencia sobre a cultura e gastronomia francesa.

Foram 5 anos de muita luta, prazer, desafios, crescimentos e aprendizagens.

 

Mas porque só fazem doces agora?

 

Em 2017 o foodtruck ficou fixo no Pocket Park Moema, foodpark com um conceito de minimalismo na zona sul de SP. Foi aqui que Helen, responsável dos sabores no LBD começou a se dedicar na área que ela mais gosta,

os doces franceses e suas técnicas.

A patisserie francesa sendo o cavalo de batalha do Emmanuel por ser de uma região muito conhecida pela qualidade dos seus doces, o Val-de-Loire. Com seus castelos, vinhos, paisagens encantadoras, mas sobretudo um trigo de qualidade inigualável. Ele cresceu neste “terroir” no meio dos cheiros das massas folhadas,

"pate à choux" e outras delicias típicas. 

 

Quando os doces entraram no cardápio ao lado dos crepes, o casal entendeu logo que primeiramente teria que comprar uma outra lousa e segundo que a patisserie seria o caminho, e desde então, o objetivo era de mudar o conceito de “French Street Food” para “French SWEET Food”.

 

Mas foi somente em março de 2020 quando infelizmente chegou a “pandemia” com as atividades do box e do foodtruck interrompidas que o casal escolheu arriscar-se de vez focando somente nos doces franceses.

De um dia para o outro, o LBD virou uma “Dark Kitchen” (cozinha de produção) que vende seus produtos exclusivamente online na zona sul de São Paulo. 

 

Porém o casal sempre teve um desejo de tornar o seu negócio em “Soluções para outros Negócios”, fornecendo e abastecendo outros estabelecimentos. Para colocar em pratica essa transformação eles fizeram perguntas existenciais com a atualidade do momento vivenciados e assim decidiram unir o útil ao agradável e começar por mudar de cidade. Depois de meses de estudo sobre cidades, demanda e recursos, o casal se identificou com a cidade litorânea de Ilhabela.

Em junho de 2021 o projeto virou realidade com a inauguração (mais uma) de uma cozinha de produção de doces franceses artesanais no bairro de Itaquanduba , com foco em trazer soluções para os estabelecimentos.

E deixar os momentos de férias e prazer mais inesquecíveis com uma BOA Patissierie.

 

 

Et Voilá...